Links ÚteisBanco do Brasil Prefeitura de Capinzal Prefeitura de Ipira Prefeitura de Lacerdópolis Prefeitura de Ouro Prefeitura de Piratuba Prefeitura de Zortéa
|
Alunos de Santa Catarina participam de olimpíada do conhecimento
Os 30 estudantes catarinenses que disputam a Olimpíada do Conhecimento 2010, a exemplo dos outros 530 competidores, começam a ter os primeiros contatos com equipamentos e locais de prova nesta terça-feira, dia 9. O evento, promovido pelo SENAI, está sendo realizado no Riocentro, no Rio de Janeiro, até domingo. Em paralelo são realizadas a Mostra Inova SENAI e o América Skills.
Na tarde desta segunda-feira, dia 8, foi realizada a solenidade de abertura. Com um misto de alegria, ansiedade e otimismo as 27 delegações que representam os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal chegaram ao Maracanãzinho, no Rio, para a abertura oficial da 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento. O estádio, tradicional palco de competições esportivas, se rendeu à emoção da disputa pela excelência e qualificação profissional. Quase 6 mil pessoas celebraram o começo do evento que envolverá 562 competidores brasileiros e 56 estrangeiros na Olimpíada do Conhecimento e no WorldSkills América.
Para Emerson Rodrigues, técnico em mecânica pelo SENAI de Luzerna e competidor em desenho mecânico, a Olimpíada do Conhecimento é uma grande vitrine da educação profissional. Ele sabe que precisa manter o equilíbrio emocional para poder apresentar sua competência. Da prova ele sabe que deverá extrair as medidas de um protótipo de um produto e transferir para o software, além de fazer alterações técnicas, utilizando os conhecimentos de mecânica para realizar as modificações solicitadas. "Estou tranqüilo, mesmo sabendo que há pessoas que tiveram mais tempo para treinar; espero trabalhar em pontos nos quais tenho um bom desempenho". Ele recebeu treinamentos de dois instrutores que têm grande experiência na competição - há seis edições o SENAI de Luzerna representa Santa Catarina na ocupação.
É também a oportunidade de ampliar os conhecimentos, dada a importância de sua profissão na economia global. "O mundo inteiro visa à normalização, uma peça feita aqui precisa ser entendida na china. Conhecer as normas e saber aplicar é importante. A indústria é muito prática, e para a Olimpíada precisa também conhecer a teoria com mais profundidade. Com isso, é possivel melhorar os processo e os produtos", explica.
As disputas da Olimpíada do Conhecimento começam amanhã, a partir das 9h horas no Riocentro e terminam no sábado, 13. A cerimônia de encerramento e premiação está prevista para as 17h de domingo, no Cais do Porto.
|
 |
No Ar |
 |
|
|
 Canal Aberto Marlo Matielo Das 07:31 as 09:00
|
|
 |
 |
 |
|