No ar

Marlo Matielo

Canal Aberto

07:30 - 08:59 com Marlo Matielo

No ar - Canal Aberto Ouça ao vivo

Campanha da Fraternidade 2018

Campanha da  Fraternidade 2018

Todos os anos, a CNBB realiza e organiza a Campanha da Fraternidade, se iniciando no período da quaresma, e se estendendo ao longo do ano, trabalhando sempre um tema relevante a sociedade, objetivando sempre a solidariedade.

Este ano, os bispos do Brasil, apresentaram um tema muito importante: Fraternidade e superação da violência, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8)

Segundo o texto-base de reflexão da campanha: “o tema pretende considerar que a violência nunca constitui uma resposta justa. A Igreja Católica proclama, com a convicção de sua fé em Cristo e com a consciência de sua missão, que a violência é um mal, que a violência é inaceitável como solução para os problemas, que a violência não é digna do homem. A violência é mentira que se opõe à verdade de nossa fé, à verdade de nossa humanidade. A violência destrói o que ambiciona defender: a dignidade, a vida, a liberdade dos seres humanos”.

O Objetivo Geral da campanha da Fraternidade 2018 é: “Constituir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”. Há também nesta Campanha sete Objetivos Específicos: a) Anunciar a Boa-Nova da fraternidade e da paz, estimulando ações concretas que expressem a conversão e a reconciliação no espírito quaresmal; b) Analisar as múltiplas formas de violência, especialmente as provocadas pelo tráfico de drogas considerando suas causas e consequências na sociedade brasileira; c) Identificar o alcance da violência, nas realidades urbana e rural de nosso país, propondo caminhos de superação, a partir do diálogo, da misericórdia e da justiça, em sintonia com o Ensino Social da Igreja; d) Valorizar a família e a escola como espaços de convivência fraterna, de educação para a paz e de testemunho do amor e do perdão; e) Identificar, acompanhar e reivindicar políticas públicas para superação da desigualdade social e da violência; f) Estimular as comunidades cristãs, pastorais, associações religiosas e movimentos eclesiais ao compromisso com ações que levem à superação da violência; g) Apoiar os centros de direitos humanos, comissões de justiça e paz, conselhos paritários de direitos e organizações da sociedade civil que trabalham para a superação da violência.

Com essa iniciativa, a CNBB planeja uma ampla discussão sobre a questão da violência que assola o Brasil, não significando que este tema teve menor importância dentro da Igreja, mas que este ano ele ganha um destaque maior devido ao período em que vivemos.

Que possamos superar todas as formas de violência em nossa sociedade, rumo a uma sociedade mais justa e fraterna. Paz e Bem!


Publicado por: Douglas Varela Data: 10/02/2018 09:07

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 16/08/2018 07:57 por Marlo Matielo

Ladrão invade residência e furta dois celulares no Loteamento Universitário

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de arrombamento com furto em residência no Loteamento Universitário, em [...]

Publicado em 15/08/2018 22:32 por Jardel Martinazzo

Polícia prende suspeito de assaltar escritório de advocacia em Campos Novos

Na noite desta quarta-feira (15), policiais militares cumpriram mandado de prisão em desfavor de um jovem de 19 anos, [...]

Publicado em 15/08/2018 20:04 por Jardel Martinazzo

Homem é atingido por dois tiros em Herval d'Oeste

Um homem foi baleado com dois tiros por volta das 18h desta quarta-feira (15) na Rua 1º de Janeiro, bairro São Jorge, [...]

Outras notícias

Publicado em 15/08/2018 10:29

Adolescente de 14 anos confessa ter assassinado idosa na Vila Sete de Julho

Na manhã desta quarta-feira, dia 15, a Polícia Civil divulgou uma nota a qual [...]

Publicado em 14/08/2018 07:18

Caminhoneiro que atingiu veículo estacionado tentou se evadir do local

No começo da noite desta segunda-feira (13), por volta das 19h, a Polícia [...]

Publicado em 14/08/2018 06:33

Solenidade comemora formatura dos Bombeiros da Melhor Idade em Piratuba

Aconteceu na última sexta-feira (10) no Batalhão do Corpo de Bombeiros [...]

Publicado em 13/08/2018 10:03

Câmara de Ouro realiza nesta noite a segunda sessão ordinária do mês de agosto

Os vereadores do município de Ouro reúnem-se novamente na noite desta [...]

Publicado em 12/08/2018 19:21

Disputada a última rodada da primeira fase da Copa Capinzal de Futebol

Foi disputada na tarde deste domingo, dia 12, no Distrito de Alto Alegre, a [...]

Publicado em 12/08/2018 08:09

Jovem fica ferido após saída de pista na SC-150 em Água Doce

Um jovem de 20 anos ficou ferido após saída de pista na madrugada deste [...]