No ar

Programação indisponível
  • WHATS

Campanha da Fraternidade 2018

Campanha da  Fraternidade 2018

Todos os anos, a CNBB realiza e organiza a Campanha da Fraternidade, se iniciando no período da quaresma, e se estendendo ao longo do ano, trabalhando sempre um tema relevante a sociedade, objetivando sempre a solidariedade.

Este ano, os bispos do Brasil, apresentaram um tema muito importante: Fraternidade e superação da violência, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8)

Segundo o texto-base de reflexão da campanha: “o tema pretende considerar que a violência nunca constitui uma resposta justa. A Igreja Católica proclama, com a convicção de sua fé em Cristo e com a consciência de sua missão, que a violência é um mal, que a violência é inaceitável como solução para os problemas, que a violência não é digna do homem. A violência é mentira que se opõe à verdade de nossa fé, à verdade de nossa humanidade. A violência destrói o que ambiciona defender: a dignidade, a vida, a liberdade dos seres humanos”.

O Objetivo Geral da campanha da Fraternidade 2018 é: “Constituir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”. Há também nesta Campanha sete Objetivos Específicos: a) Anunciar a Boa-Nova da fraternidade e da paz, estimulando ações concretas que expressem a conversão e a reconciliação no espírito quaresmal; b) Analisar as múltiplas formas de violência, especialmente as provocadas pelo tráfico de drogas considerando suas causas e consequências na sociedade brasileira; c) Identificar o alcance da violência, nas realidades urbana e rural de nosso país, propondo caminhos de superação, a partir do diálogo, da misericórdia e da justiça, em sintonia com o Ensino Social da Igreja; d) Valorizar a família e a escola como espaços de convivência fraterna, de educação para a paz e de testemunho do amor e do perdão; e) Identificar, acompanhar e reivindicar políticas públicas para superação da desigualdade social e da violência; f) Estimular as comunidades cristãs, pastorais, associações religiosas e movimentos eclesiais ao compromisso com ações que levem à superação da violência; g) Apoiar os centros de direitos humanos, comissões de justiça e paz, conselhos paritários de direitos e organizações da sociedade civil que trabalham para a superação da violência.

Com essa iniciativa, a CNBB planeja uma ampla discussão sobre a questão da violência que assola o Brasil, não significando que este tema teve menor importância dentro da Igreja, mas que este ano ele ganha um destaque maior devido ao período em que vivemos.

Que possamos superar todas as formas de violência em nossa sociedade, rumo a uma sociedade mais justa e fraterna. Paz e Bem!


Publicado por: Douglas Varela Data: 10/02/2018 09:07

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 24/05/2018 17:34 por Douglas Varela

CDL convida associados para mobilização nesta sexta-feira, a partir das 11h

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis fará uma mobilização nesta sexta-feira, dia [...]

Publicado em 24/05/2018 15:09 por Jardel Martinazzo

Mobilização é realizada no acesso ao município de Zortéa

Zortéa aderiu à manifestação dos caminhoneiros. Desde o começo da tarde desta quinta-feira, dia 24, dezenas de [...]

Publicado em 24/05/2018 10:09 por Jardel Martinazzo

Aulas são suspensas na Rede Municipal de Ensino de Piratuba

Em função da greve dos caminhoneiros, que já prejudica a entrega de gás e merenda escolar, que são licitados e [...]

Outras notícias

Publicado em 24/05/2018 10:51

Defesa Civil de Ouro emite nota sobre paralisação dos caminhoneiros

Na manhã desta quinta-feira, dia 24, a Defesa Civil de Ouro emitiu uma nota de [...]

Publicado em 24/05/2018 10:16

CDL Capinzal, Ouro e Lacerdópolis emite nota de apoio a paralisação dos transportadores

COMUNICADO  A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Capinzal, Ouro e [...]

Publicado em 20/05/2018 07:02

Veículo colide em barranco após atravessar a ponte em Luzerna

Uma mulher ficou ferida depois que um Fiat Uno, placas MAN-4163 de Herval [...]

Publicado em 19/05/2018 11:38

COMO A ALIMENTAÇÃO INFLUENCIA SUA SAÚDE BUCAL

Todos sabemos que existe uma relação direta entre o que ingerimos diariamente [...]

Publicado em 19/05/2018 11:31

Ideias para o seu FGTS: Não deixe seu dinheiro parado!

O Fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) sem dúvidas é uma reserva [...]

Publicado em 19/05/2018 11:23

SONO E ADOLESCÊNCIA: INIMIGOS OU ALIADOS?

A adolescência pode ser sinônimo de muitos acontecimentos e permitir um leque [...]